segunda-feira, 11 de setembro de 2017

EUGÉNIO DOS SANTOS DUARTE


O Ti Eugénio, recentemente falecido, nasceu no Soito em 25 de Abril de 1927. Filho de José Francisco Duarte e Elvira dos Santos. Casou Alice Aristides, filha de Manuel Aristides (Impedido) e Benedita Dias, de quem teve três filhos.
O Ti Eugénio aprendeu a profissão de carpinteiro com o pai e, com ele, tomou o gosto pela cultura popular. Esteve em França, foi empreiteiro de construção. Homem de esquerda, ficou muito orgulhoso na data do seu nascimento, 25 de Abril, porque já vinha do seu pai e ficou com ele e família a oposição ao anterior regime político, deposto precisamente nessa data.
Entusiasta das manifestações culturais, esteve na génese nas festas de S. Cristóvão em 1964, tendo sido vários anos mordomo. 
Sempre atento ao progresso do Soito, esteve no primeiro grupo que, em 1981, fundou a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Soito, tendo sido da primeira direção e de outras posteriores.
Em 2009 publicou um livro com o título "Baú da Memória... o Soito de antigamente", no qual compilou as crónicas que foi publicando no jornal "Cinco Quinas", ao longo de três anos, sobre os costumes do Soito, no século XX e até anteriormente.
Diferente do livro de José Manuel Lousa Gomes, na medida em que não tem nenhum limite de tempo ao qual sujeite as suas MEMÓRIAS.
Até 2009, o Ti Eugénio faz-nos a apresentação do essencial dos costumes do Soito e das transformações que foram ocorrendo. Cita factos e datas de acontecimentos desde que se lembra.
A sua visão crítica e desapaixonada dos acontecimentos do Soito no séc. XX, torna este livro indispensável para todos os que queiram ter informação sobre a nossa freguesia e nosso feitio.
Diz o Ti Eugénio: “Gostaria que os leitores gostassem tanto destas memórias, como o prazer que me deu rememorá-las e escrevê-las para “memória futura”.  

Sem comentários:

Enviar um comentário